O Benedixt é um site que divulga os meios de contato de empresas e instituições do Brasil.
Além de mostrar como estar entrando em contato por telefone e outros meios, para que você, consumidor, possa buscar resolver seus problemas ou tirar dúvidas da melhor forma possível.
Para tanto, nos dedicamos ao máximo em oferecer conteúdo relevante e que faça toda a diferença na sua busca por soluções.
Vale lembrar, que o site tem caráter informativo apenas e jamais terá vínculos com qualquer empresa que venhamos a divulgar em nosso site.
Abaixo vamos destacar alguns aspectos do que é o SAC e sua importância para empresas e consumidores.
Sobre o SAC
O SAC é um canal que estabelece o contato direto entre cliente e empresa para solucionar problemas, dúvidas, reclamações e propor melhorias.
Além disso, ele é responsável por mediar conflitos e fortalecer o relacionamento com o consumidor, o que é de grande importância para os negócios. Saiba mais neste post!
Não tem nada mais frustrante para um cliente do que ter que contactar uma empresa e não conseguir, seja por falta de um canal de comunicação disponível, seja pela demora em receber a resposta.
Entender o que é SAC, portanto, é fundamental para evitar esse tipo de situação e conseguir satisfazer o consumidor.
Por vezes, é muito difícil encontrar os meios de contato de uma empresa, seja para comprar passagem ou entrar em contato para tirar dúvidas ou resolver algum problema, o site Seu Futuro tenta minimizar isso, divulgando de maneira ostensiva os meios de contatos dessas empresas para os consumidores.
Foi pensando nisso que preparamos este artigo. Não somente para explicar o que significa essa sigla, mas também para enfatizar a importância da ferramenta e a divulgação do SAC de várias empresas em nosso site.
Vale dizer que ela ocupa um campo crucial na relação com o cliente: pode tanto elevar o nível de credibilidade da marca como aumentar o número de detratores do negócio.
O que é SAC?
SAC significa Serviço de Atendimento ao Consumidor. Consiste em um recurso voltado a estabelecer contato direto entre clientes e empresas, por meio de canais de comunicação e informação.
Pode ser utilizado pelo consumidor, por exemplo, para esclarecer dúvidas, solicitar informações, fazer reclamações etc. Em certos segmentos, inclusive, o SAC é um requisito obrigatório nas empresas, sendo regulamentado por lei.
Histórico
O SAC surgiu e se desenvolveu no decorrer do século 20, quando da popularização e legitimação do telefone como um canal institucionalizado no universo empresarial.
Se formos analisar friamente, esse recurso é notável por aproximar as marcas de seus clientes.
Foi com esse propósito, afinal, que o SAC foi implementado nas mais variadas empresas: criar um canal direto para o cliente entrar em contato, tirar dúvidas, buscar e propor soluções, e até mesmo fazer reclamações quanto ao produto ou serviço comercializados.
Características
Historicamente efetivado por meio do telefone, o SAC tende a seguir um padrão de funcionamento, com script de atendimento e procedimentos específicos destinados a ouvir e a sistematizar as solicitações dos clientes.
Desde o seu surgimento, porém, a ferramenta vem evoluindo. Hoje, por exemplo, ela funciona também no formato de e-mail e chat online, de modo a facilitar a comunicação.
Ainda neste post, abordaremos especialmente o desenvolvimento do serviço e qual o estágio que ele se encontra hoje. Continue a leitura e confira essa informação. Ela é fundamental para as estratégias de gestão e operacionalização de atendimentos.
Qual a sua importância para as empresas e consumidores?
Primeiramente, convém destacarmos a sua importância tanto para as empresas quanto para os consumidores. Vimos que o SAC realmente foi uma invenção fabulosa, certo? Entendemos que é muito melhor o cliente ter a chance de reclamar para a empresa do que fazer isso em outras esferas e para outros atores.
A missão do SAC é recolher reclamações, dúvidas e sugestões para, em seguida, oferecer soluções, informações e compreender os desejos e as necessidades do consumidor.
Ele é um canal voltado para mediar conflitos, atenuar tensões e fortalecer o relacionamento com o cliente. É responsável, portanto, por construir e manter a credibilidade do negócio.
Por isso, os agentes que atuam nesse setor precisam ser altamente capacitados e atuar com base na empatia, pois, como você sabe, satisfazer o cliente é uma das principais formas de conquistar sua fidelização, certo?
Quais os benefícios que o SAC apresenta para as empresas?
Além do diferencial competitivo — que é a satisfação por meio do atendimento —, o SAC pode fornecer outros benefícios para a empresa. Com os avanços tecnológicos e a evolução dos sistemas de informação e comunicação, o serviço se tornou muito mais ágil, completo e repleto de possibilidades.
No passado, as organizações trabalhavam apenas com o telefone como canal de comunicação.
Hoje, existem diversas formas de viabilizar meios de contato para que o cliente se aproxime da marca e nós procuramos divulgá-los para que você possa escolher a melhor opção para entrar em contato com a empresa.
Principais canais para o SAC
Além do telefone, podemos mencionar os principais:
Atendimento via chat online;
Atendimento via e-mail;
Atendimento via redes sociais da internet;
Atendimento via aplicativos de mensagens.
Independentemente do canal utilizado, é indispensável alguns princípios, como:
Empatia;
Agilidade nas respostas;
Eficiência na solução dos problemas;
Capricho na linguagem;
Capacidade para resolver conflitos;
Personalização do atendimento.
Diferença entre SAC e ouvidoria
É muito importante, também, pontuarmos brevemente as diferenças entre SAC e ouvidoria. Isso porque, grande parte dos gestores e profissionais que trabalham com atendimento ainda confundem esses termos.
Enquanto o SAC é o canal direto entre cliente e empresa para solução de problemas, a ouvidoria é um conceito mais amplo. No setor privado, ela consiste em um órgão que atua dentro da empresa de modo estratégico, preventivo e/ou corretivo.
Podemos resumir que a ouvidoria é uma instância superior ao SAC. Ou seja, antes de acionar a ouvidoria, o cliente precisa passar pelo SAC, que é o primeiro canal de contato.
SAC 2.0, 3.0 e 4.0
SAC 2.0
Após o surgimento do SAC, quando o telefone figurava como o único canal de comunicação no meio comercial, o recurso passou por alguns processos.
O primeiro deles ocorreu a partir da expansão da internet, quando os canais se multiplicaram e os clientes passaram não somente a comprar, mas também a interagir com as empresas.
Desse panorama surgiu o SAC 2.0, um modelo que deixou para trás o script e os processos engessados, privilegiando um novo elemento: o diálogo.
SAC 3.0
Mais tarde, como consequência, surge o SAC 3.0, propondo uma abordagem omnichannel (integração entre os canais de atendimento). Assim, o foco na comunicação e relacionamento ganhou novos ingredientes, como o entendimento aprofundado do perfil do consumidor, a promoção de experiência ao cliente e o atendimento personalizado e automatizado.
SAC 4.0
Atualmente, o SAC 4.0 é considerado o estágio mais elevado nas práticas de atendimento. Traz a novidade da utilização de técnicas automatizadas de coleta e análise de dados e informações dos clientes.
Seu objetivo é trabalhar com uma base de cruzamentos de dados para traçar perfis e gerar relatórios que permitam análises sobre as necessidades, o comportamento e o desejo dos consumidores. O resultado: atendimentos mais eficazes, ágeis, humanizados e personalizados.
De forma geral, podemos concluir este artigo apresentando os seguintes benefícios do SAC para clientes e empresas:
Integração dos múltiplos canais de comunicação;
Análise e conhecimento aprofundados do comportamento do consumidor;
Visão única do cliente que permite um atendimento personalizado;
Cruzamento de dados;
Arquivamento e consulta de histórico de atendimentos;
Acompanhamento dos atendimentos.
Realmente, entender o que é SAC, suas funções e ferramentas é primordial para melhorar os processos de atendimento ao cliente.